A Loja Constância
A História oficial da fundação da ARLS “Constância” remonta aos longínquos idos de 20 de setembro de 1935, quando abnegados Irmãos se reuniram pela primeira vez em um imóvel sito à Rua Dr. Quirino nº 1455, para formalizarem a fundação daquela que seria a segunda Loja Maçônica de Campinas
A sessão inaugural foi dirigida pelo Irmão João Marcílio, Grau 30, ex-membro remedido e benemérito do Quadro da Grande Benemérita Loja Capitular “Independência”, de Campinas, e estiveram presentes maçons regulares que subscreveram a Ata de Fundação, assim como candidatos à Iniciação. Ressaltamos a importância do Irmão Jayme de Carvalho, Grau 18, que assumiria o cargo de Hospitaleiro da Diretoria Provisória eleita naquela oportunidade, que juntamente com o Irmão João Marcílio, muito se esforçaram para o lançamento da primeira pedra do novo Templo a ser levantado nesta cidade de Campinas.
A fundação da Loja “Constância”, pelo que nos informam os registros da época, veio preencher uma lacuna então existente, motivada pelas necessidades e aspirações não satisfeitas de muitos maçons que desejavam trabalhar em benefício de Ordem e da Humanidade. Foram também motivos relevantes a afluência de centenas de Obreiros vindos de outras cidades, ótimos elementos cuja força devia ser reunida em benefício da Maçonaria, além da existência de inúmeras pessoas no mundo profano, honestas e de bons costumes, desejosas de pertencer a uma Loja Maçônica.
Foi escolhido o título distintivo de “Constância”, porque os fundadores da Loja Maçônica Constância, julgaram que este nome indicaria o modo de proceder da novel Instituição Maçônica, sendo assim, constância e perseverança em todas as boas ações, em todos os atos de origem maçônica, tanto em defesa de nossos direitos como no combate ao erro, à opressão, à injustiça e aos inimigos em geral da Maçonaria.
Ao ser fundada e instalada, a Respeitável Loja “Constância” ocupava um imóvel sito à Rua Dr. Quirino, nº 1455. Posteriormente, sua Instalação e Regularização no Rito moderno, em 07 de agosto de 19637, deu-se quando a Loja Constância ocupava um imóvel sito à Rua da Conceição, nº 219. Ao ser Instala e Regularizada no Rito Escocês Antigo e Aceito, em 20 de fevereiro de 1943, seu Templo ficava na Rua Dr. Campos Salles, nº 542. Somente em 21 de setembro de 1974, passou a Loja Constância a funcionar neste endereço da Avenida Orosimbo maia, nº 280, centro, Campinas-SP.
Desde aquela histórica reunião de 20 de setembro de 1935, até hoje, a ARLS “Constância” tem procurado ser fiel aos seus objetivos originais, procurando deles não se afastar mesmo que os ventos de tormenta não cessem de fustigá-la.
Em sua trajetória a Loja Maçônica Constância tem demonstrado participação efetiva na sociedade onde estamos engajados, mostrando retidão de conduta como homens livres e de bons costumes, sempre voltados ao bem comum da sociedade.
Títulos
Em seu quadro de obreiros passaram Ilustres Maçons os quais, por suas vidas e seu trabalho em prol da sociedade em geral, acabaram sendo homenageados postumamente com nomes de logradouros públicos.
Ao longo dos anos a Loja Constância foi agraciada com diversos Títulos, pelo trabalho e pela dedicação em benefício da maçonaria e da sociedade. Além de seu Breve Constitutivo, datado de 26 de julho de 1944, recebeu ainda os seguintes Títulos:
– Título e Medalha de “Benfeitora da Ordem”, em 7 de novembro de 1975;
– Título e Medalha de “Grande Benfeitora da Ordem”, em 9 de setembro de 1985;
– “Diploma” concedido pelo Grande Oriente do Brasil, em 15 de novembro de 1989, pelos relevantes serviços prestados à Ordem e à Pátria;
– Medalha “Marrey Júnior”, em 8 de novembro de 1996;
– Título e Medalha de “Estrela da Distinção Maçônica”, concedida pelo Grande Oriente do Brasil, em 13 de setembro de 2010;
– Título e Medalha “Júlio Prestes”, concedidos pelo Grande Oriente de São Paulo, em 10 de dezembro de 2015.